Promoção da saúdePromoção da saúde – O conceito de saúde é amplo e complexo. Porém, aceita-se que a saúde, é um processo contínuo e depende da forma com que a pessoa enfrenta, resiste e combate os vários fatores de risco que ameaçam a saúde. Diante desta visão a saúde existe mesmo com a constante presença dos fatores de risco. Assim, a saúde não depende da ausência da doença, mas da construção de recursos próprios, na qual, o indivíduo desenvolve meios de se proteger, combater e enfrentar tais ameaças à saúde (que podem ser desde os fatores microbiológicos até os sócio-culturais), se fortalecer física, mental e espiritualmente, de acordo com as experiências que o indivíduo passa em sua vida.

Com o evidente aumento do nível de estresse e da ansiedade em nossa sociedade, cuidar-se não é uma opção, é uma necessidade. O acúmulo de responsabilidade, a carga horária de trabalho excessiva, a competição, a velocidade dos acontecimentos, a insegurança nas ruas, são alguns dos motivos mais frequentes que apontam sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, insônia, estafa, depressão, medo, transtornos da ansiedade, obesidade…

Por isso, a Musikativa oferece periodicamente oficinas pontuais de Promoção da Saúde, voltadas aos adultos que desejam se cuidar pela Musicoterapia, procurando melhorar sua qualidade de vida e se fortalecer seu interior frente aos desafios contemporâneos.

As oficinas terapêuticas também são oferecidas a empresas com o intuito de contribuir para a diminuição do estresse e da ansiedade do trabalho profissional, cada vez mais competitivo e tomado de desafios.

Para os idosos e crianças organizamos atividades em grupo ou individuais:

O idoso encontra na Musicoterapia um meio prazeroso de realizar atividades corporais, interagir com outras pessoas, se expressar livremente, exercitar a memória, falar de sua história e emoções.

Já a criança se beneficia pela estimulação do raciocínio, capacidade de organização, disciplina, consciência corporal e espacial, melhoria da expressão, entre outros, contribuindo consideravelmente para a plenitude do seu desenvolvimento.