menu educacaoO contato com a música e o desenvolvimento da musicalidade desde a infância, contribui para o desenvolvimento da inteligência, do raciocínio, da compreensão da disciplina, da capacidade de organização, da construção de uma visão crítica da cultura, além de ampliar a percepção do ambiente em que se encontra, da atenção e da concentração. Além do saber tocar e se expressar pela música, são inúmeros os benefícios que a Educação Musical oferece.

A Musikativa oferece três meios para a Educação musical, a Musicalização Infantil, a Musicalização Terapêutica e a Musicalização na Educação Especial.

Musicalização Infantil: Para crianças a partir de 3 anos. A aula é feita em grupo ou individual e visa inserir a criança no mundo da música de forma ampla e prazerosa. A partir de vivências e dinâmicas da educação musical, a criança desenvolve o conhecimento de forma gradual entrando em contato com o ritmo, som, instrumentos musicais, apreciação sonora, desenvolvendo-se musicalmente de forma integral.

Musicalização Terapêutica: Para todas as idades. Aulas individuais de aprendizagem musical para fins terapêuticos. Pessoas com dificuldades de aprendizagem que se esforçam em aprender um instrumento para gerar mudanças em sua vida. A musicalização terapêutica está inserida nas metodologias de Musicoterapia.

Musicalização na Educação Especial: Aulas para todas as idades, direcionadas às pessoas com necessidades especiais, onde o foco é o desenvolvimento musical. A partir de vivências e dinâmicas da educação musical, a pessoa desenvolve o conhecimento de forma gradual entrando em contato com o ritmo, som, instrumentos musicais, apreciação sonora, desenvolvendo-se musicalmente de forma integral.

Aos Professores:

Diante dos desafios contemporâneos da educação, com relação à inclusão, além das várias ocorrências inerentes à prática educacional, nos colocamos à disposição para discutir tais desafios e falar sobre o importante trabalho da musicoterapia através de palestras e vivências direcionadas tanto aos pais e alunos quanto aos professores.