Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes médicos, educacionais e diários, com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que buscam otimizar sua qualidade de vida e melhorar a saúde física, social, comunicativa, emocional, intelectual e espiritual e seu bem estar. A pesquisa, prática, educação e instrução clínica na musicoterapia são baseados em padrões profissionais conforme contextos culturais, sociais e políticos.

(World Federation of Music Therapy, 2011)

Breve História da Musicoterapia

MusicoterapiaA Musicoterapia vem sendo utilizada como meio de tratamento e cura desde o início da história da humanidade. Os efeitos da música no ser humano sempre chamaram a atenção de pesquisadores e estudiosos.

A partir da Segunda Guerra Mundial tornou-se mais explícito esse interesse, fomentado pelos resultados surpreendentes da iniciativa de se tocar música para os feridos de guerra. Desde então, os benefícios da música à saúde tem sido amplamente pesquisados em todo o mundo. Foi constatado que o uso de certos elementos musicais pode aumentar a sensação de conforto, reduzir o medo e a necessidade de sedação.

Vários estudos ao longo das décadas seguintes, reafirmaram a necessidade de uma perspectiva séria voltada para a utilização da música como tratamento, apontando que o mau uso da música poderia trazer conseqüências danosas. Assim, surge a primeira formação em nível de graduação para aquisição do título de musicoterapeuta. Em 1950 foi fundada a Associação Nacional para Terapia Musical nos EUA. No Brasil, os cursos de formação foram fundados em 1971, no Paraná e Rio de Janeiro. Em 1980 a Universidade Federal do Rio de Janeiro iniciou a Prática Clínica da Musicoterapia.

Hoje a Musicoterapia em todo o mundo, é uma carreira de nível superior, tendo a graduação em Musicoterapia como nível mínimo para a atuação profissional. A musicoterapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde com diversos benefícios comprovados cientificamente.

Clique aqui para saber mais sobre a musicoterapia.